28 de jun. de 2010

Missão OnDaf

Meu 7 de junho começa um mês antes, quando fico sabendo pelo Carlos Rocha sobre as bolsas para o Winterkurs do DAAD,  um curso de seis semanas pra estudar alemão na Alemanha. O DAAD oferece uma bolsa de 2800 euros + seguro de saúde. A princípio, eu deixei queto, pois um dos pré-requisitos para candidatar-se é o chamado Test OnDaf, no qual eu deveria tirar uma tal nota B1. Não fazia ideia de como chegar a esse resultado, primeiro porque só havia estudado os dois primeiros livros que juntos correspondem ao nível A1; segundo porque língua alemã não é o forte da cidade onde moro. 

Eu fiz uma boa base no curso de alemão oferecido pelo Colégio Dom Barreto, aqui em Teresina. Pensei até em continuar, mas passar 2 níveis em apenas 1 mês é inconcebível em aulas semanais. Sei que tive uma loucura e pedi pro Rafael Marinho baixar uns livros pra mim. Foram os livros da Hueber, Themen 2 e 3, que equivalem aos níveis A2 e B1 de alemão respectivamente. Passei 28 dias - e especialmente noites/madrugadas - estudando esses livros, apesar de saber que isso poderia não ser suficiente. Com a ajuda do dicionário do site Pauker - e bote ajuda nisso! O melhor dicionário online que já achei - e de vários blogs da galera que já passou pelo OnDaf, milhares de visitas às comunidades que falam disso no Orkut e twittadas com o pessoal que também ia fazer o teste esses dias, fui seguindo até a data da prova. De 3 em e dias fazia o teste-exemplo (Beispieltest) do próprio site do OnDaf pra testar meus progressos.

O teste deve ser marcado com antecedência e poucos lugares oferecem. As informações sobre os locais onde se aplicam tais provas estão no próprio site do OnDaf e na página que explica sobre a bolsa do DAAD. Fui encontrar vaga somente na UFPA, para o dia 7 de junho ao meio dia. Através do CouchSurfing encontrei uma menina que já fez o Winterkurs e ela me ajudou a encontrar o lugar da prova, além de ter me dado dicas, contado as histórias da viagem pra Alemanha e ter me apresentado uma galera super legal lá de Belém.

A prova foi um fiasco... mas o resultado me deixou demasiadamente feliz: tirei o tal B1! Fiz 70 pontos numa prova de 160. Pra você conseguir o B1, basta tirar 65 pontos. O nivelamento da avaliação funciona mais ou menos assim:

A1 e A2 - nível básico - até 64 pontos
B1 e B2 - nível intermediário - a partir de 65 pontos
C1 e C2 - nível avançado - ainda não sei quantos pontos, mas o mais próximo de 160.

É uma provinha "simples", na qual devemos preencher as letras que faltam nos finais das palavras e grande segredo tá em não errar muito nas declinações. O caos maior é que são 8 textos e você tem só 5 min pra cada texto. E não se preocupe, pois a página fecha sozinha caso o tempo se esgote! O resultado sai na hora, assim que você termina a prova.


Passado o caos do OnDaf, reuni o resto da documentação e mandei pro DAAD no Rio de Janeiro e espero demasiadamente ser chamada.

O que pude concluir da minha louca jornada foi que os cursos de idiomas enrolam muito a gente. Estudei inglês numa escola de idiomas em Teresina por nada menos que 7 anos e saí de lá sabendo quase diabo algum... O meu estudo intensivo de alemão me rendeu o equivalente a uns dois anos - quem sabe até mais - comparando com uma escola tradicional. 

Minha dica é: na escola de idiomas, aprenda só o básico. Se você quer muito aprender um idioma, existem meios menos mercenários de conseguir isso. Quanto a certificação, fique tranquilo, pois o certificado da escola não vale coisa alguma. Se você precisar comprovar sua proficiência fora do Brasil, você vai ter que fazer outro teste de qualquer forma. 

E se você encontrou esse post perdido por ai e também está louco por que vai fazer o OnDaf, só deixar um comentário com as dúvidas que eu respondo com maior prazer :)
PS: Fui chamada pelo DAAD! Estudei em Düsseldorf por 6 semanas de janeiro a março de 2011 e foi a experiência mais incrícvel da minha vida :DDD


***

Como recebi muitos comentários com perguntas sobre plano de estudos e materiais, escrevi este post extra. Clique aqui para acessar o post com algumas dicas e links! :)

Por favor, não publiquem seus endereços de email aqui! Escrevam as dúvidas para ehocaos@hotmail.com que eu respondo direitinho ^^


E como sempre demoro a respoder os emails (desculpa desculpa desculpa!) aqui vai um link com os materiais que usei. Os arquivos em formato .djvu podem ser convertidos pra .pdf aqui.

50 comentários:

  1. Eae Cara, vou fazer o ONDAF na próxima semana.
    Preciso do nível A2, vc acha que condigo??

    Fiz o Simulado e acertei 22%.

    Estou estudando a uns 6 meses.

    Valeuu

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo!

    O ideal é acertar pelo menos 50% Como eu disse, geralmente a prova da resultados maiores do que a gente espera. Acho que você consegue sim, basta fazer mais simulados e anotar as coisas que você tem dificuldade (no meu caso, era declinação) pra estudar mais tarde.

    Uma boa também seria tu tentar fazer testes de níveis mais avançados, tipo:

    http://www.studienkolleg-hamburg.de/aufnahme/cltest.php?test=ctest1

    Bons estudos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Eae

    acertei 37(23%) pontos e consegui a2 ,...Uhuuuu =D

    ResponderExcluir
  4. Gustavo, fico feliz que só de saber! Parabéns (eu bem sei como é boa a sensação de ter atingido o nível certo)!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tainá! Eu não tenho certeza absoluta quanto ao mínimo, mas deve ser algo em torno de 20% das questões, ou seja, umas 32.

    ResponderExcluir
  6. Encontrei o post perdido :) Farei a prova em 15 dias E precisava tirar um B1 também! Fiz bastante tempo de alemão só que faz anos e não lembro quase nada

    Queria apenas agradecer pelos links :D E se souber de mais para correr nessa reta final, aguardo ansiosamente!

    ResponderExcluir
  7. Infos de Naruto, repassei pro teu email um livro de ajuda do Test-DAF, que da o certificado que tu precisa pra estudar em alguma universidade alemã - mas se o curso for em ingles, talvez a certificacao seja pelos testes IELTS ou TOEFL, que avaliam proficiência da lingua Inglesa.

    Mas se voce ta começando do zero absoluto, recomendo primeiro se familiarizar com o idioma. Tem um site muito bom, por onde comecei "O Começo": www.livemocha.com Além disso, se você entende um pouco de inglês, recomendo baixar as mp3 do curso Michel Thomas - German. É um curso muito bom, que você aprende só ouvindo.

    Pelo que entendi, a declinação, na verdade AS declinaçõeS - que são 4: nominativo, acusativo, dativo e genitivo - são os casos da gramática alemã que regulam a terminação de algumas palavras. E são o caos pra muita gente! Pra mim ainda são, por isso nem me arrisco a dar uma de bonitona aqui e explicar isso hahahaha Quando você começar a estudar mais a fundo vai se deparar com elas, não se preocupe ^^

    O OnDaf não tão difícil quando o tal TestDAF, disso eu sei. Na verdade é bem simples: você só precisa completar o final de algumas palavras em alguns textos, tudo no computador. O difícil pro pessoal até o nível itnermediário é sacar qual a melhor terminação.

    Menino, e essa garota da alemanha? hahaha Conheço histórias parecidas sobre o surgimento do "interesse" pelo idioma hehehe Mas fé em Odin e boa sorte/bons estudos!

    ResponderExcluir
  8. Zoe Yasmine, agora é só tentar relaxar. Ler coisa ou outra eventualmente e tentar revisar as principais regras das declinações - que é o que mais cai no teste. Desejo um bom teste pra ti! Vá de boa, sem caos, que tu consegue ;)

    ResponderExcluir
  9. Por favor, como você conseguiu os livros da Heuber.
    Eu não consigo os encontro para baixar...
    Você poderia me ajudar?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Vou fazer o teste em breve [ainda agendando] e preciso do nível A2. Fiz agr o simulado e deu 30%, aii, espero que esteja perto. Vou estudar esse mês inteiro, não consigo achar pra baixar o Schritte Int 2 nem o Themen Aktuell, os livros 1 de cada série eu tenho. O que vcs acham, será que dá?

    ResponderExcluir
  11. Ligia enviei os livros pra ti!

    Dominique dá sim. O Themen 2 tem pra baixar por torrent. So nao posso passar o link por aqui, se nao me complico com as autoridades hehe Mas procura por "themen aktuell torrent" que tu acha. Bons estudos!

    ResponderExcluir
  12. Ahh muito bom ler essas dicas, dá até uma tranquilizada, preciso do A2 também! Renée você poderia me enviar estes livros de ajuda com onDAF?? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  13. Bruno, fique na paz que o teste sai de boa hahaha Olha o livro que tenho é preparatório pro TestDAF todo, não pro OnDaf. Mas se quiser, te mando mesmo assim - so me passa o teu email.

    Cirou, no que eu puder, ajudo sim com todo prazer ^^ O que tu já tem feito?

    ResponderExcluir
  14. Oi Renée tudo jóia? estou me preparando para o ondaf também... você falou que fazia os simulados do site de 3 em 3 dias... mas você fazia os mesmos simulados? pois entrei no site e achei apenas 4 textos de exemplo. Se você puder passar mais links de textos como esse: http://www.studienkolleg-hamburg.de/aufnahme/cltest.php?test=ctest1

    Obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  15. Oi Renée!! Estava perdida quanto ao ondaf, agora estou me achando ueuheuheu
    Vou fazer o teste em uma semana. Tu terias um material pra me passar para estudar ainda antes?! Fiz curso pelo livro Tangram aktuell das lições 1-8. Que nivel sera que consigo atingir?!
    Att.
    Carol

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, o livro que tenho é preparatório pro TestDAF. O ONDAF é outra coisa :) mas enviei pra todos voces que pediram.

    Rubiana, A2 é tranquilo. Estude que dá certinho :)

    Bruno, acho que nao tem como tirar B1 se tu so estudou até o A2. A prova nao é objetiva e se tu nao tem o assunto estudado, nem sorte te salva hehe Te aconselho a encarar o estudo ate o B1, se é o nivel que tu precisa.

    Fabricio, eu tinha uma especie de banco de dados, varios textos no word mesmo. Esqueci de dizer no post, mas antes de comecar os estudos, eu coletei esses textos de sites de noticias e blogs - onde geralmente se encontra uma linguagem mais simples -, dai eu mesma "deletei" o final com as declinacoes. O lance de fazer isso antes de começar a estudar é que voce ainda nao tem aprendido os assuntos e ate ja tem esquecido o conteudo do texto. Ai é so por do mesmo tamanho do teste: 8 paragrafos/mini-textos com 20 espaços pra completar. Depois é só conferir com o original. Mas esse C-test do Studienkolleg também é muito bom, porque tem um conteúdo mais avançado, tornando qualquer nível abaixo de C um pouco menos difícil.

    Carolina, que bom que tu se achou! haha Olha, não conheço a metodologia do Tangram, mas geralmente se consegue o nível prometido pelo livro. No caso, se tu estudou num livro A1 é esse o nível que tu vai tirar.

    Natália, nível B2 é tenso viu? Brincadeira :P Mas não se desespere. Pelo que soube da galera que tirou o b2, o lance é ir até onde você não aguentar mais, estudando inclusive coisa do C só pra garantir. Como eu sempre digo, o canal é estudar ao máximo, pois assim a margem de erro se torna menor e mais próxima de um nível mais alto.

    ResponderExcluir
  17. Olá, novamente, Renée!

    De acordo com a retificação do Ciências sem Fronteiras, preciso de B2 agora. Tenso!! Mas o material que me mandou é ótimo! Muito obrigada mesmo!! Vou estudar por ele, já que não tenho o Themen.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oii.
    Parabéns pelo post!
    Infelizmente acho que cheguei tarde aqui! hehe Minha prova é quinta!
    Resolvi tentar uma bolsa do Ciencia sem Fronteiras em dezembro, fiz curso de alemão há alguns anos, mas só há duas semanas que to estudando pra valer.
    Tava tranquila achando que precisava só de A2, mas agora retificaram o edital e passou pra B1.
    Vou ir na cara e na coragem, mas a esperança tá diminuindo... heheh
    Vou aproveitar os links pra quem sabe uma próxima vez!
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi! Amanhã farei o ondaf. estudei bastante e preciso obter o nível B2. Fiz o simulado do OnDaf do site e obtive 54 pontos, isto é, 67,5%. Será que rola? Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Tomo mundo tá aqui por causa do Ciência Sem Fronteiras? AHHAH
    Alguém poderia me enviar os livros citados aí?
    Ahh, e os links de simulados, se alguém tiver...
    Obg!
    Boa sorte pra todo mundo!!

    ResponderExcluir
  21. Galere, acabei de mandar o email pra voces que pediram o material. Como to percebendo uma demanda, vou criar um post sobre onde achar o material e alguns metodos de estudos mais detalhados :)

    E pra quem ai em cima já fez o teste, espero que tenha dado tudo certo! E pros que ainda vao fazer, força Leute!

    ResponderExcluir
  22. Fiz o teste OnDaf hoje em Recife e, graças a Deus deu tudo certo! Consegui o B1... :D Minha sugestão é ouvir músicas e estudar as letras, além claro de estudar palavras como sentimentos, comidas etc..

    Força pessoal!!! :D

    ResponderExcluir
  23. E aí! Achei esse post agora. Eu já sei um pouco de alemão, fiz o teste exemplo do OnDAF e tirei um pouco mais do que a metade da pontuação. Preciso fazer esse teste para o Ciência sem Fronteiras (programa de intercâmbio do governo brasileiro). O que você sugere para eu melhorar a nota?

    ResponderExcluir
  24. Opa!!! daí seu Reneé...tudo bem??? Goste do que vc escreveu...muito bom...aheuhauehua!!!Tava procurando alguma coisa no Google sobre Teste Ondaf daí ví o seu blog, olhei: "É o Caos!" daí pensei...ueh!! já é uma dica para o Teste OnDaf...aheuhauehahue!!! Cara tava pensando em fazer o Teste soooooohhh lah na metade de 2013...será que consigo um B1??? Fiz um ano de cursinho de Alemão, mas...só aprendi o básico do básico...realmente o que tu falou sobre os cursinhos eh o mais certo, mas acho que são uma boa para treinar a conversação...mas como ia dizendo que que você acha??? será que em um ano dah pra tirar uma nota boa??? me dah umas dicas daonde procurar uns livros de alemão com gramatica e talz. Flw!!!

    ResponderExcluir
  25. Renee, seu post me ajudou muito!! Vou fazer o teste dia 06/09 para tentar ao menos o nível A2. Ví que você tem um material que está enviando para o pessoal e gostaria de lhe pedir, caso não seja um incomodo!
    Estou me preparando, mas acho que este material seria muito útil!
    Outra coisa... lí os posts, mas não encontrei resposta para o que estava procurando... para obter o nível A2, mais ou menos qual a pontuação necessária? Vé uma pessoa que conseguiu passar no A2 com 23%. Eu fiz hoje, pela primeira vez, o teste que o site disponibiliza na internet e fiz 27,5%. Pelo o que vc entende, vc imagina que pode dar certo algo mais ou menos nesta percentagem?
    Agradeço e MUITO pelas dicas!
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  26. Acabei de passar pelo stress todo de tirar o onDaF. Graças a deus acabou.

    é muito dificil achar as informações quanto a pontuação, então aqui vai o que eu sei.
    Eu, vi a nota de muitos candidatos na lista de quem fez ou não o teste na minha escola:

    30 pontos - abaixo de A2,
    36 pontos - A2
    57 pontos - A2
    60 Pontos - B1
    61 Pontos - B1
    93 Pontos - B1
    96 Pontos - B2

    Haviam diversos outros entre essas notas, peguei apenas os estremos.
    Podem confiar que isso eu vo no proprio mural de aprovados.
    C1 não havia ninguem

    Bom boa sorte a todos!! vou la tomar minha tão merecida cerveja.

    ResponderExcluir
  27. Oi Renée, não estou conseguindo baixar aquele material..Teria como tu me mandar por e-mail?Preciso atingir o nível A2.

    Obrigada ;D

    ResponderExcluir
  28. Achei interessante nesta parte do teste OnDaF, eu vou fazer ano que vem em fevereiro, mas eu tenho umas dúvidas, tô há 9 meses aprendendo no básico do livro Berliner Platz neu 1 ainda e será que consigo A2 para conseguir a bolsa, por acaso?
    Mande o material do Aktuell e outros tb.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Renée. Eu também vou fazer o Ondaf e tu poderia me mandar o material que ajuda no teste? Ajudaria muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Cara curti demais o blog! Eu vou fazer o teste final de fevereiro e não sei quse nada de alemão preciso tirar A2 vc poderia me mandar o link mais o material pra mim estudar??

    Vlw =]

    ResponderExcluir
  32. Muito Obrigado pelas dicas!! Vc poderia me enviar estes materiais de ajuda? Grato
    f_higino@ig.com.br

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o blog mesmo!
    Um anjo nas nossas vidas.. hehehe
    Poderia por favor me mandar esses arquivos todos?
    ludmilaborsoni@gmail.com

    Muitissimo obrigada!!!

    ResponderExcluir
  34. Oi Renee,

    Obrigado pelas dicas. Eu nao conhecia esse dicionario "Pauker". Eu estava so tirando as duvidas com o thefreedictionary, google translate e canoo.net
    Eu vou fazer a prova daki a alguns dias e tenho q tirar A2.
    Estou muito, muito mais aliviado ao saber que 36 pontos ja me garantem a nota A2 :)

    ResponderExcluir
  35. Pessoal tenho uma sugestao de dicionario online tambem.. muito bom e da os casos dos verbos tambem.. e alguns plurais!! =)
    http://dict.leo.org/
    mas é ingles portugues.. e tem exemplos tbm pra facilitar o entendimento! ;)

    ResponderExcluir
  36. corrigindo:
    é ingles-alemao.. e outras opções tbm hehehe

    ResponderExcluir
  37. Ola Renée, estarei prestando o Ondaf daqui uns dias tambem, pelo mesmo motivo de muitos "Ciencia Sem Fronteiras" preciso da nota B2 voce poderia estar me enviando os materias tambem ?
    tiago_reichert@hotmail.com.br
    Desde ja Agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz o teste do site Ondaf e acertei 65/80 mas acredito que a prova deve ser mais complicado ou nao ?

      Excluir
  38. Graças ao organizado método MEC do Brasil de fazer editais, meu curso, que estava fora da relação do CsF até inicio de janeiro, de repente foi habilitado para participar (na verdade, depois de uma chuva de reclamações, o MEC abriu pra todos os cursos - claro que haverá analise posterior dos que poderao ir ou não por eles mesmos).
    E agora cá estou, 1 ano após concluir o 2o livro, com 15 dias para tirar ao menos A2 no OnDaf. Só de ler o post já baixou um pouco minha ansiedade, isso por si já valeu muito Renee! Agora é seguir aqui concentrado e sapeando aqui e ali, pq dá muita preguiça de fazer o método linear, tradicional dos livros didáticos.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  39. Oi Renee...boa noite, voce poderia me passar os livros do themen neu, para eu poder estudar. irei prestar o Ondaf em Dezembro!!! por favor me ajudeee...com esses livros. meu email, pqdcor7@gmail.com beijos inte, auf Wiedersehen!!!

    ResponderExcluir
  40. Olá galera. Estou no primeiro ano do mestrado e fiz hoje o teste ondaf e peguei 111(B2). Queria submeter ao Winterkurs do próximo ano. Pela experiencia de quem já fez o curso, quantos pontos mais ou menos são necessarios para ser chamado? Qual o "peso" das cartas de motivação? e das notas de graduação? Obrigado para quem puder ajudar!

    ResponderExcluir
  41. Quanto ao material de estudo que todos estão pedindo. Recentemente baixei mais de 30Gb de diversos livros de alemão entre gramática e livros paradidaticos...basta procurar torrent: German Language Pack entre outros..

    espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  42. Oi! Procurando pela internet, encontrei esse seu texto. Estou numa situação um pouco mais delicada do que a sua: o prazo para inscrição no Ciência Sem Fronteiras é até o dia 27 de novembro e eu precisarei fazer o OnDaf antes disso. Eu tive uma base de alemão há 6-7 anos, mas foi um curso bem básico. Eu ainda consigo entender bem quando a pessoa fala devagar e de forma clara, mas simplesmente não consigo falar uma frase inteira. Vc acha que eu tenho chance? Onde eu posso procurar materiais para conseguir atingir o nível A2?
    Pode se comunicar comigo via e-mail (renatacfriese@gmail.com) ou facebook (Renata Friese). Obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  43. Renata vai tranquila.. marca umas duas provas, elas variam bem os niveis teve uma q quase nao tirei A2 e a minha outra tirei B1.
    Estudei muito declinacoes, declinacao de ajetivo e tal.. cai bastante
    Mas nai deixa de ser uma prova bem simples! ^^
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  44. Muchas gracias por el material. Saludos desde Chile !

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde, pode me enviar o material para preparação do test onDaF?

    Viele Dank!

    ResponderExcluir
  47. Olá Renée! Em primeiro lugar quero te parabenizar pela conquista, dedicação e principalmente por este post com dicas INCRÍVEIS que irão ajudar muitas pessoas, pode ter certeza (me incluindo haha). Queria te perguntar sobre a boa base que tu disse que teve na escola na tua cidade. Porque eu queria saber se com o que eu sei eu posso me arriscar a estudar sozinha como tu fizeste, ou se preciso de umas aulinhas haha nunca fiz aula de alemão, estudando em casa mesmo pela internet, fiz o teste Goethe online pra praticar e o A1 e A2 eu achei ok. Você acha que consigo seguir daqui em frente sozinha para conseguir o B1 no OnDaf? Desde já muuito obrigada e sucesso sempre ^_^

    ResponderExcluir