A marcha rumo a guerra mor do Brasil tem apertado cada vez mais o passo. Eleições estão bem aí e agora vale tudo pra abitolar a galera alheia à situação. Agora que estudei um pouco sobre análise de discursos (AD) - meio que forçosamente pra um trabalho de um certo adorável professor, temido por todos alunos de jornalismo da UFPI - eu fico procurando enunciadores em tudo que vejo por ai. Apesar de achar que a lorota da AD é inútil pra quase tudo - não venha me convencer que você pode mudar alguma coisa com isso, porque não pode e pronto - algumas coisas curiosas tem se mostrado intencionalmente pra mim esses tempos, tipo uma foto dos candidatos a presidência de 2010 na chamada desta matéria do G1. Essa foto está nas chamadas da página inicial do G1 a não sei quanto tempo e sempre me atiçou a curiosidade. Hoje resolvi falar dela. Eis a dita cuja:
Segue a linha respectivamente: Esquerda, direita, esquerda.
Não sei se foram invertidas, mas a posição das mãos do pessoal ai "denunciam" suas respectivas posturas políticas, não é engraçado? Além disso, enquanto os dois primeiros candidatos, a contar da esquerda, apontam o dedo pra cima, a última abre a palma da mão como se fosse dar um tapa em alguém, além de direcionar a mão para baixo.
Isso pode ser uma mensagem subliminar do G1 pra dizer que os dois primeiros até podem ajudar no progresso do país, mas a última só vai criar o caos, vai dar um bofete tão grande na nossa pátria que nem consegue disfarçar. E esse bofete vai atrasar o país. Como se diria na AD, são enunciadores que se posicionam na imagem pra afirmar a posição partidária dos candidatos - esquerda ou direita - e enunciadores que se posicionam afirmando seu parecer sobre quais candidatos eles apóiam e quais eles discordam. E blá blá blá dialogismo enunciação sentido num sei das quantas.
E olhem só a subliminar da intenção de voto:
E olhem só a subliminar da intenção de voto:
Mas que diabos é isso afinal? Desde quando a Globo "atira pra tudo quanto é lado"? Isso ainda não sei, pois não cogitei sobre as vantagens que os respectivos candidatos trariam a mencionada empresa de comunicação. Mas uma coisa é certa: já prepararam, já apontaram...agora falta o fogo. Vamos esperar, que aí tem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário