4 de fev. de 2010

Google não sabe de tudo

Recentemente, li várias reportagens aqui na Alemanha que tratam sobre a onisciência do Google. O principal temor é o de que a empresa possa usar a "sobrecarca" de dados sobre sua vida contra você mesmo. Aqui a situação é ainda mais complicada, uma vez que o governo é declaradamente contra o Google.  Outro escândalo recente tem abaado as relações diplomáticas entre Alemanha e Suíça. Algum safado achou por ai dados de aproximadamente mil pessoas que estariam sonegando impostos na Alemanha e aplicando o dinheiro em contas suíças. Mas isso não vem ao caso com muita urgência.

Particularmente, não tenho nada contra a empresa Google e uso vários de seus produtos, que até agora se mostraram a melhor solução em termos de web. Mas nós pobres civis nunca estaremos cientes do que há por trás das intenções de entidades ligadas ao capitalismo.

Vi a no Mundo Gump uma dica sobre um site chamado Googlism, que busca todas as referências feitas à determinada palavra na web. Pode ser qualquer "que", ou quem ou quando. Decidi testar com meu nome:

 

Aí diz: "Desculpe, Google ainda não sabe o suficiente sobre renée moura". Por um lado fiquei um pouco incomodada com minha total ausência na vida virtual - no sentido de não ser notada, admirada, odiada, sei lá - mas aí percebo que a vida real não é tão diferente disso, me deixando um tanto contente com minha neutralidade. 

Por outro, fiquei muito feliz, pois mostra que estou de certa forma protegida contra as possíveis tiranias, acredito, não só do Google, mas de qualquer outra inteção maldosa que por ventura encontre meus dados por aí.